5 coisas que os holandeses comem… E eu amo!

Já falamos das 5 coisas que os holandeses comem… E eu nunca entenderei, e agora chegou a vez de falar de comidas típicas holandesas que nós amamos, com dicas de onde comer ou comprar. Deu até água na boca só de pensar! 

Stroopwafel – Bolacha de caramelo

Não se trata de um biscoito de caramelo e sim uma bolacha de caramelo, com receita centenária original da cidade de Delft, que consiste na mistura de farinha de trigo, manteiga, açúcar mascavo, fermento, leite e ovos. A fórmula do sucesso aqui é conseguir que uma camada de caramelo derretido e macio separe as duas extremidades finíssimas e crocantes da bolacha. Essa delícia é feita na hora e pode ser encontrada ainda quentinha na banca permanente da feira mais antiga de Amsterdã: Albert Cuyp.

Comida típica holandesa
Fotos: P.Dieb
Comida típica holandesa
Deixei minha dieta na banca da Albert Cuyp, e ainda não fui buscar Fotos: P.Dieb
Comida típica holandesa
Fotos: P.Dieb

Vla – Gulodice de leite

Não curto Karnemelk, mas adoro Vla; um laticínio também de origem holandesa cuja receita original mistura ovos, açúcar e leite fresco até a formação de uma papa que faz a consistência parecer com iogurte. Para o delírio total dos que curtem Vla, existe o Double Vla e o Vla de…  Stroopwafel. 

Comida típica holandesa
E mergulhar numa banheira de Double Vla? Foto: Simon http://bit.ly/1Nj8LyF
Comida típica holandesa
Fotos: proud2bme.nl

Appelgebak – Torta de maçã

Em quase toda cafeteria de Amsterdã é possível pedir um “koffie met appelgebak” e traduzindo isto significa: um café americano com um pedaço de torta de maçã. É possível pedir um cappuccino no lugar do café com leite e quase todas as tortas servidas nos cafés são artesanais. São deliciosas por terem bastante maçã no recheio e a crosta crocante que forma a massa. Pode pedir com chantilly em cima também. A minha preferida é a que eu mesma aprendi a fazer. Indicamos também a do Winkel 43 (Noordermarkt 431015 NA Amsterdã) eleita com todo mérito uma das melhores da cidade.

Comida típica holandesa
Fotos: Winkel 43

Hutspot – Guisado de batata

É um acompanhamento, mas também pode ser servido como prato principal. Batatas, cenouras de inverno e um pedaço de costela suína (ou bacon defumado) cozidos juntos e depois de tirar a carne e amassar tudo isso pode ser chamado de Hutspot. Na versão vegetariana a costela pode ser substituída por louro, cominhos ou noz moscada. A prima do Hutspot é uma receita chamada Stamppot, onde a cenoura é substituída por chucrute, endívia, folhas de couve, nabo ou espinafre. Quem é carnívoro pode pedir o Hutspot e o Stamppot como acompanhamento da famosa Rookworst (salsicha defumada).

Comida típica holandesa
Foto: voedzaamensnel.nl

Bitterbalen – Croquete holandês

Dieta? Pra quê? Britterballen é outra comida bem típica holandesa e também uma fritura com as calorias mais deliciosas do mundo! É uma bolinha frita e crocante, recheada com um creme à base de carne ou vegetariano (trufas, cogumelos, etc.). Não é bem um croquete… É muito melhor que um croquete! Cuidado quando for comer pois depois de servido parece estar frio mas por dentro está fervendo e a dica é abrir e deixar esfriar um pouco. Indico as Bitterballen de trufas do De Ballenbar no FoodHallen.

Comida típica holandesa
Foto: culy.nl

Foto em destaque: hardiplee.wordpress.com

Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

 

Comments

comments

More from Priscilla Cavalcante

De Hallen, a garagem de bondes que é um oásis urbano

Amsterdã atualmente domina com excelência a arte de reciclar espaços. Na última década galpões,...
Leia Mais