10 motivos para visitar a Bélgica agora mesmo

Pensando em visitar a Bélgica e incluir o país na sua próxima viagem para a Europa? Damos aqui 10 bons motivos para a Bélgica fazer parte do seu roteiro de férias.

CIDADES APAIXONANTES

Quem planeja visitar a Bélgica, sempre coloca as famosas Bruxelas, Antuérpia e a fantástica Bruges na lista. Mas o país tem tem outros lugares lindos para conhecer. As cidades de Ghent, Dinant, Leuven, Durbuy e os Castelos de Namur são algumas das outras áreas do país saídas de um conto medieval. Passear à noite nessas lugares é uma viagem no tempo, com uma atmosfera super romântica.

visitar a Belgica

Dinant na Bélgica, belìssima! Foto: Flickr Wang

visitar a Belgica

Ghent è cheia de arte e história. Foto: Flickr Ronan Shenhav

Belgica---Namur

Os lindos castelos de Namur. Foto: Flickr Photophilde

Belgica---Bruges

Bruges, a cidade mais apaixonante da Bélgica. Foto: Flickr Wolfgang Staudt

BRINDES COM AS MELHORES CERVEJAS

As melhores cervejas do mundo são belgas. São mais de 800 marcas locais para provar. O paraíso para quem é fã de cerveja. Escrevemos pro Chicken or Pasta um pequeno guia de onde beber cerveja na Bélgica, quer ver? 

Belgica---Duvel

Onde todo cervejeiro quer se afogar. Foto: Flickr Stan

MUITO PARA VER COM A ARTE BELGA

A Renascença Flamenga foi um movimento artístico muito importante para a história da arte e diversos artistas que hoje são considerados grandes mestres, nasceram na Bélgica. Jan van Eyck, o incrível Hieronymus Bosch e Rubens foram alguns dos nomes da época e por isso, os museus belgas tem obras bem interessantes. Não deixe de visitar a Catedral de São Bavo (Sint-Baafskathedraal) em Ghent. O famoso mural ¨O Retábulo de Ghent¨ de Jan van Eyck está por lá. Mas a criatividade belga não parou no século XVI. O país também tem seu artista importante da era moderna, René Magritte. O museu dedicado a ele em Bruxelas é uma visita imperdível.

visitar a Belgica

O Museu Magritte. Foto: Flickr Nikos

Mas se o seu lance for quadrinhos, tem que ir para a Bruxelas já! A cidade é repleta de murais do Tintin, além do museu Hergé. As lojas de HQ são muitas e o país é o maior produtor de quadrinhos do mundo. Per capita, claro. Você sabia que os Smurfs também são da Bélgica?

Belgica---HQ

Os quadrinhos belgas. Foto: Flickr Oriol Salvador

FÁCIL CHEGAR E SAIR DA BÉLGICA

Visitar a Bélgica é moleza para quem está na Europa. Além dos vôos regulares para diversas capitais européias, as cidades do país são super bem conectadas com trens. Além do EuroStar saindo de Londres ou Paris, é possível chegar por outras linhas, via Holanda ou da Alemanha. Além disso, o país é um ovo: em 2 horas, você pode cruzar de carro a Bélgica de norte a sul.

FRITURAS DELICIOSAS

As friteries estão presentes em todo o país. Essas barraquinhas especializadas em frituras tem como carro-chefe a famosa batata frita da Bélgica. Fora isso, você também encontra fish and chips, croquetes e outras friturinhas nesses paraísos do colesterol.

O MELHOR CHOCOLATE DO MUNDO

Visitar a Bélgica é perfeito para quem quer voltar com a mala cheia de chocolates. A expressão ¨Chocolate Belga¨ é sinônimo da melhor qualidade em chocolates no mundo. Esqueça a dieta e explore as chocolaterias da Bélgica!

Leia também: Onde comer os pratos belgas mais tradicionais em Bruxelas

Belgica---Chocolate

Foto: Flickr Gmacfayden

A MODA EM ANTUÉRPIA

Nos anos 80, a Antuérpia entrou no mapa do mundo da moda com o famoso ¨Antwerp 6¨, um grupo de designers que se formou na mesma época e colocou a cidade na cena fashion. Dries van Noten e Anne Demeulemeester são alguns dos nomes dos 6 – e estão até hoje bombando. A cidade é cheia de lojas multi-marcas com designers bem criativos e nomes diferentes do circuito óbvio.

Belgica---Moda

Foto: Flickr Christina Castro

OS BELGAS

A Bélgica é um país muito despretensioso, apesar de ser lindo e de fazer alguns dos produtos mais amados do mundo. O belga é sempre zoado pelo francês, que coloca o vizinho em todas as piadas depreciativas, zoando a comida, o gosto e o jeito belga. Tudo intriga regional. Por isso, os belgas são tranquilos, amigáveis e nada arrogantes. A maioria fala diversos idiomas (flamengo, inglês e francês) e é bem educada.

ARQUITETURA

É impossível passar por uma praça principal de uma cidade belga e não se apaixonar. As chamadas Grote Markt (Grande Mercado) têm esse nome pois eram os mercados centrais das cidades medievais. Os edifícios em volta são bem marcantes, de uma arquitetura bem única e cheia de personalidade.

Belgica---Grote-Markt-

Grand Place de Bruxelas. Foto: Flickr Diamond Geezer

Pulando alguns séculos de arte e arquitetura do medieval para o moderno, o primeiro prédio Art Nouveau da história foi construído em Bruxelas por Victor Horta, antes do estilo virar febre em Paris. A cidade é cheia de outras construções para quem é fã do movimento. O Museu Horta em Bruxelas conta um pouco mais dessa história. Ao visitar a Bélgica, fique de olho na arquitetura local, porque ela é bastante especial.

Belgica---Art

Art Nouveau em Bruxelas. Foto: Geert Schneider

A CAPITAL DA EUROPA

Bruxelas é a capital da União Européia e por isso, é uma cidade muito, mas muito internacional. Grande, interessante, com bons restaurantes, arte e uma vida noturna animada. Pelo fato de ter pessoas de todo mundo, os locais e quase-locais são bem abertos para fazer novos amigos. Ou seja, a cidade não é nada provinciana. Quem fala que Bruxelas é chata é porque não soube explorar direito.

Depois desses 10 motivos para visitar a Bélgica, estão mais animados agora para colocar o país nas suas listas de destinos da próxima viagem?

Foto de destaque: Flick Richard Small

Curta Almost Locals no Facebook e não perca nenhum post.

Siga Almost Locals no Instagram e saiba por onde andamos.

 

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

LON: Volta ao mundo em 80 restaurantes – Japão

Sushi pode ser um luxo em Londres, mas ainda bem que nem...
Leia Mais